Ágora: Sociedade cínica, Mostra o Lixo…

Está Ágora tem como objetivo refletir sobre a dimensão histórica e contemporânea do cinismo e seu potencial subjetivo para formação de posturas cínicas diante opressões sociais, evidenciando sentimentos como hipocrisia, racismo, machismo, opressões e violências diversas que são lixos, lixos que recolhidos precisam passar por essa triagem, vai pra reciclagem, aterro ou incineração? O que podemos fazer com esses lixos que produzimos?

Para compor esse debate, contamos com as participações tão especiais de:

Rita von Hunty: Rita von Hunty é a persona drag de Guilherme Terreri, ator formado pela UNIRIO e professor de língua e literatura inglesa formado pela USP.Hoje atua no cinema e no teatro, apresenta um programa de tv (Drag Me As A Queen) e um canal no Youtube com mais de 700 mil inscritos (Tempero Drag), além de fazer palestras em diversas empresas e oferecer cursos e formações que discutem, através dos Estudos de Cultura, temas centrais de nossas vidas em sociedade.

Tiago Cassoli é professor de Psicologia Social da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás/UFG. Pós-doutor (2020) pelo Departamento de Direito Público e Filosofia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Autônoma de Madri – UAM. É Doutor (2012) e graduado (2002) em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/SP e Mestre (2006) em Psicologia/Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ. Foi sócio fundador do Circuito de Interação de Redes Sociais – CIRCUS (2001), integrou a diretoria na função de vice-presidente (2001 -2004) e participou dos projetos “ Oficinas livres de circo”, “Circulando”, “Cine circo”, “Trupe Retalhos”, dentre outros. Temas atuais de trabalho e pesquisa são: medicalização da vida, práticas confessionais do direito penal e história do movimento cínico antigo.

Mediação: 

Fernando Zanetti: Doutor em Psicologia pela Unesp-Assis, Professor da Universidade do Estado de Minas. Trabalha nas áreas da Psicologia Social, da Filosofia e da Estética. Atua como produtor cultural e pesquisador e atuou como artista circense por doze anos. Como produtor cultural promove junto à ONG Circus diversas ações como o Encontro de Palhaços, a Mostra o Lixo o dispositivo de cultura Galpão Cultural e as Oficinas de Leituras É também participante do corpo editorial da revista cultural Circuito.

Todas as transmissão estão acontecendo pelo canal do Youtube da CIRCUS:

https://www.youtube.com/channel/UC0z19fEnSGr5lnh2E3OG0bA