Dança: COLÔNIA PENAL

Inspirado na obra homônima de Franz Kafka (1883 -1924)  e na ditadura militar brasileira (1964-1985)

Sinopse: O espetáculo propõe que o insólito e o absurdo possam ser percebidos em várias situações. Por meio de uma estrutura de gestos, ações e movimentos, constroem uma dramaturgia corporal teatralizada, para gerar um jogo de tensão no espectador. Colônia Penal caracteriza-se como um atentado contra a dignidade humana. É o anti-herói kafkiano lançado, torturado e executado nos porões da ditadura militar brasileira.

CARNE AGONIZANTE é uma Companhia de dança independente que desenvolve pesquisas e criações desde 1997 tendo em seu repertório 25 peças coreográficas. O percurso do Grupo é pautado por uma dança teatralizada, seus trabalhos criativos, tem a intenção de gerar uma potência capaz de provocar reflexão na plateia e não deixá-la apenas na superfície do entretenimento banal.

Os espetáculos do seu repertório discutem justamente a resistência à massificação, que se contrapõe à transformação da vida em mercado e do homem em mercadoria. Trafega na contramão do mercado Shopping Center cultural muito preocupado com cifras e público e pouco inquieto com as relações sócio-políticas.

Ficha Técnica

Intérpretes: Alex Merino, Rafael Carrion, Renata Aspesi, Pina Cruz e Yorrana Soares

Concepção, direção e coreografia: Sandro Borelli

Trilha sonora e arte gráfica: Gustavo Domingues

Fotografia: Alessandra Nohvais 

Luz: Sandro Borelli

Direção de produção: Júnior Cecon

Mediação: Cibele Kunz – é bailarina e coreógrafa, com formação em balé clássico (método cubano e vaganova) e contemporâneo. Já atuou na Voga Cia. de dança de Florianópolis/SC, na Companhia de dança de Lisboa em Portugal e na Cia. de dança Pedro Costa em São Paulo/SP como intérprete-criadora. Atualmente trabalha em projeto solo de dança-teatro intitulado “Sonhos diurnos”, inspirado na obra “Princípio Esperança” de Ernst Bloch. Foi bailarina selecionada para residência intensiva com Scottish Dance Theatre de 7 a 12 de setembro de 2016 realizada no SESC Consolação, a qual frequentou, e artista selecionada no ano de 2015 para residência artística de um mês com o bailarino Eddie Martinez, integrante da Tanztheater Wuppertal/Pina Bausch, a qual também frequentou. Dançou em diversos festivais (obtendo diversas premiações) e espetáculos como bailarina convidada e ministrou aulas de ballet clássico em diversas escolas de Florianópolis. Nos anos de 2012 e 2013 foi professora no Centro Universitário Leonardo da Vinci – Faculdade Metropolitana de Blumenau em Santa Catarina, ministrando a disciplina Fundamentos e Metodologias da Dança para o curso de Educação Física. É formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Filosofia pela mesma universidade e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É, também, pesquisadora pós-doutoranda em filosofia na Universidade de São Paulo e atua nas áreas de estética e filosofia da arte com focos em teoria crítica e romantismo alemão.

Informações Adicionais:

Duração dos espetáculos: 40 minutos

Gênero: Dança Contemporânea

Faixa etária recomendada: Acima de 16 anos

Transmissão pelo canal do Youtube da CIRCUS: https://www.youtube.com/channel/UC0z19fEnSGr5lnh2E3OG0bA