Impressões sobre Homens de Papel

Peça teatral de Plínio Marcos, encenada no último sábado pelo grupo Cia. Amante de Teatro no evento Mostra o Lixo.

A peça relata o cotidiano de um grupo de catadores de papel (recicláveis) que vivenciam o impasse de participar de um sistema fixo e opressor, mas dependente deste, para mal conseguir suprir suas necessidades mais básicas. O texto dá visibilidade à marginalidade como contexto social e discute questões relacionadas à exploração, violência, assédio, traição, submissão, limite, explosão, mobilização, dentre outros pontos.

Através dessa complexa teia de assuntos, o texto de Plínio emocionou aos que o assistiam. A encenação acabou por ser tão viva que podíamos sentir o público, em sua grande maioria formado pelos catadores de Assis e região, sendo claramente atingido por estados particulares que transbordavam e compunham com ambiente das cenas apresentadas. Dava a entender que os expectadores compartilhavam do intenso incômodo que a peça colocava, sendo ainda mais interessantes os espectadores que estavam de fato se identificando com as encenações, pois provavelmente viam nas cenas apresentadas traços de sua própria histoória; logo, puderam desabafar seus próprios sufocos nos gritos dados pelos personagens.

A peça também ofereceu humor, interatividade e muitas provocações. Durante a apresentação, e principalmente em seu encerramento, o clima foi de inquietude e introspecção a partir de todas as sensações que pudemos experimentar.

por Marina Venturini de Araujo

3 comentários em “Impressões sobre Homens de Papel

  1. As peças teatrais do Plínio Marcos funcionam como uma varinha mágica ao avesso: desconstroem nossos valores pequeno-burgueses, revelando, pelos temas e linguagem, a realidade que tentamos esconder debaixo do tapete da História. Homens de Papel, maravilhosamente representado pelo grupo Cia Amante de Teatro no último sábado, colocou-nos mais uma vez diante dessa realidade, instigando nossa sensibilidade de forma quase impiedosa.
    Cumprimentos ao grupo Cia. Amantes de Teatro. Cumprimento e agradeço à equipe que vem desenvolvendo o Projeto Mostra o Lixo pela oportunidade de poder assistir e participar de eventos de tão alto nível.
    Abraços a todos.
    Marisa.

  2. Karen, eu estou desde já aguardando a próxima oportunidade de rever a Cia. Amantes de Teatro. Vocês são espetaculares, no sentido mais abrangente do termo. Deixaram saudades e muitos aplausos antecipadamente reservados para a próxima vez..
    Abraços e o meu carinho para todos vocês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s