Impressões sobre OVO do UDI GRUDI

Lívia Pellegrini

Após 4 dias intensivos da oficina – Musicar o mundo – UDI GRUDI que veio diretamente da Capital do Brasil se despede da cidade e fecha MOSTRA com a apresentação de Circo – OVO.

Espetáculo da maior grandeza.

MÚSICA. MÚSICA E CIRCO. CIRCO E TEATRO. TEATRO E MÚSICA.

Circo com Teatro e com Música só pode dar um caldo suculento. Opa! Dá até fome!

O Teatro Municipal foi palco para 3 atores em jogo cênico ritmado, dos bons!   e seus sons sofisticados tirados daquilo que usamos e jogamos fora: garrafas pet, latas e latinhas, tampas e tampinhas, caixas, pneus, bacias, sacolinhas plásticas e restos e mais restos de materiais inúteis se não fosse a arte da re-invenção.

O público ao entrar na sala já adentra a atmosfera…e dos materiais mais inusitados saltam DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI em cenário, figurinos, bonecos e mágicos instrumentos musicais.

OVO – A invenção do alimento para matar a fome, a disputa por ele porque, afinal, todos têm fome. Mas fome de quê?

Expulsos e engolidos pelo fabuloso monstro branco de sacolinhas plásticas, as personagens surgiam em cena. Paridas do lixo e criando com lixo para viver.  A construção das personagens e do enredo baseando-se naquilo que está fora da ordem do dia – 3 seres humanos convivendo e vivendo do lixo.

Lendo assim a realidade das personagens é bem dramática, não é?! É, seria…seria se não fosse a arte: a comicidade das gags dos palhaços e figurinos engraçados, a poeticidade na invenção dos objetos manipulados para a contação de histórias, a iluminação primorosa com efeitos surpreendentes e a  musicalidade entranhada nos restos que estariam renegados e mortos, se não fosse a paixão pela vida na curiosidade de inventar que trazem no corpo esta trupe de artistas.

E ao som de Aquarela do Brasil um bebê ri, ri gostoso uma risada-primeira, aquela que a gente ri quando sai de dentro do OVO.

Uma ode à re-invenção da vida!

2 comentários em “Impressões sobre OVO do UDI GRUDI

  1. O texto da Lívia fecha o evento com a mesma beleza, leveza e poesia que marcou a Mostra o Lixo desde sua organização, espetáculos, envolvimento da comunidade e integração. Quanto Brilho!!
    Abração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s