Impressões de uma colagista de primeira viagem

Oficina de Colagem Manual - Mostra o Lixo 1

Nas oficinas de colagem manual e digital realizadas na II Mostra o Lixo, ministradas por Ricardo Bagge, foi possível notar o olhar curioso de pessoas de diferentes idades atraídas pelas imagens que surgiam aleatoriamente entre papeis, enciclopédias, jornais, revistas ou na tela do computador. Instigados a ouvir o que essas imagens tinham a dizer, fomos atravessados por elas. Essas imagens à espreita provocaram e permitiram reconstruir trajetórias e recriar histórias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o processo, a colagem foi experienciada a partir de sua potência criadora. Entre a multiplicidade de elementos presentes, haviam imagens que nos escolhiam e nos convidavam a olhar para dentro. Em meio às tesouras num desenhar contínuo, abriam-se possibilidades, fragmentos de tempo, peças de um quebra-cabeça que ganhou forma a partir das memórias afetivas daqueles que as tocaram.

Ao criar uma linguagem poética em que imagens são destruídas, reconstruídas e transformadas, a colagem vai muito além do gesto de colar. Por meio de pequenos fragmentos de imagem que constituíram a miniatura de um mundo imaginado, sentido ou sonhado, a colagem permite a articulação de imagens descontínuas, afetivas, criadas a partir de um impulso e que não se fixam. Imagens brincam, dançam, flutuam, ressignificam. Fragmentos de tempo que se reencontram.

Ana Paula Oliveira

Um comentário em “Impressões de uma colagista de primeira viagem

  1. Também faço colagens. Comecei num dia qualquer por eu estava chateada demais para fazer outra coisa e fiz esta mesma descobertas. Suas palavras falam por mim também!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s